Previsão da Ovulação

Criada por Barbara Yu Belo, Modificado em Mon, 30 Set em 8:15 PM por Barbara Yu Belo

Uma mulher pode engravidar durante um máximo de 6 dias em cada ciclo. Estes são os dias diretamente antes da ovulação e o próprio dia da ovulação. 


Ser capaz de identificar a tua janela fértil é uma informação valiosa quando estás a tentar engravidar. Embora, por vezes, seja verdade que uma mulher tem um ciclo "de livro", onde a ovulação ocorre no 14º dia do ciclo, com uma duração de ciclo de 28 dias, cerca de 70% das mulheres ovulam fora do intervalo amplamente esperado de 13-15 dias.


Uma das funcionalidades do Daysy é que ela te dá uma previsão da ovulação e da janela fértil associada com base nos teus ciclos anteriores. Esta funcionalidade é usada principalmente por mulheres para ajudar a planear as suas gravidezes e as suas vidas.


No entanto, a previsão da ovulação é completamente independente da precisão dos possíveis dias férteis (vermelhos) e inférteis (verdes).


Há alguns pontos importantes a observar sobre a previsão de ovulação do Daysy:


  • O marcador de ovulação (estrela branca) no teu ciclo atual é apenas uma previsão de ovulação (ver figura A), com base em tudo o que o dispositivo sabe sobre ti até agora. NÃO é uma confirmação de que a ovulação ocorreu definitivamente naquele dia. Como é apenas uma previsão, está sempre sujeita a alterações com base na progressão do teu ciclo.
  • Importante saber: A ovulação completa só pode ser confirmada se um exame de ecografia mostrar que o corpo lúteo foi formado e um nível elevado de progesterona for detetado no sangue durante a fase lútea.
  • Também saberás que a ovulação ocorreu no teu ciclo atual quando começares a ver indicadores de fertilidade verdes (ver figura B). A transição de indicadores de fertilidade amarelos/vermelhos para verdes é baseada no padrão da tua temperatura basal corporal (BBT) diária, e não na previsão.
  • Depois de passares 5 dias no teu próximo ciclo, o Daysy avalia o ciclo anterior na sua totalidade e move o marcador de status previsto para status calculado, se for diferente (ver figura C).
  • As previsões de ovulação e menstruação são definidas no início do ciclo e permanecem estáticas. No entanto, o Daysy está a monitorizar os teus ciclos em tempo real e a fornecer indicadores de fertilidade precisos de acordo com cada dia, independentemente das previsões originais.

Fase Pré-ovulatória (baseada em ciclos anteriores)

A previsão de ovulação do Daysy para o ciclo atual não afeta necessariamente os dias verdes pré-ovulatórios, especialmente depois de teres passado pela fase de aprendizagem. Quando começas a usar o Daysy, devido à falta de dados pessoais nos primeiros ciclos de uso, o algoritmo assume que todos os dias após o 5º dia do ciclo até à ovulação podem ser férteis. Isto é ajustado pelo Daysy ao longo do tempo, com mais dados disponíveis, onde os dias inférteis durante a fase pré-ovulatória são calculados aprendendo com os dados previamente inseridos e a temperatura basal corporal diária (BBT). A tua ovulação mais precoce registada, confirmada pelo aumento característico da temperatura basal, é o principal responsável pelos teus dias verdes pré-ovulatórios.


Deteção do Dia da Ovulação

O Daysy não foi desenhado apenas para identificar e isolar o dia previsto de ovulação para a utilizadora, mas também para identificar a janela fértil completa. A deteção retrospetiva de um aumento de temperatura mais perto do final do ciclo é usada para identificar que a ovulação ocorreu.


Fase Pós-ovulatória (baseada na temperatura)

Após os dias férteis (vermelhos/amarelos), começa a fase infértil pós-ovulatória. Imediatamente após a ovulação, a hormona progesterona é secretada pelo corpo lúteo. A progesterona tem um efeito termogénico, o que faz com que a BBT suba cerca de 0,2-0,3°C após a ovulação. Devido à secreção predominante do corpo lúteo, os níveis de progesterona e o aumento associado da BBT após a ovulação são um indicador retrospetivo muito constante de que a ovulação ocorreu.


O estado que cobre a fase pós-ovulatória é baseado na temperatura e não na ovulação prevista definida no início do ciclo. Após a ovulação ser identificada por um aumento característico da BBT por um período definido de tempo em relação à média da fase pré-ovulatória, o Daysy começa a atribuir dias inférteis (verdes) pós-ovulatórios. A cada novo dia, é utilizada uma análise estatística para reavaliar se ainda estás na fase infértil de temperatura alta, a fase lútea.

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo
A verificação CAPTCHA é obrigatória.

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo